quinta-feira, 29 de março de 2012

Os Eua embalados pelo jazz

          " Foi exatamente durante a Primeira Guerra Mundial que floresceu e se divulgou com maios intensidade a música negra nos EUA: o jazz e o blues. Por essa época, esses gêneros entraram para o repertório da música popular americana.
           Os Eua viviam seus dias de glória. A dança agitava os salões, principalmente aquelas que tivessem características menos convencionais, como a valsa que predominou no século XIX. Houve uma verdadeira busca de ritmos e sons diferentes, emocionantes, como africanos e latino-americanos.
           Também nesse período, o foxtrote abriu caminho para a música pop. Virou moda ouvir músicos negros, solos de bateria e cantores de blues, fazendo surgir inúmeras bandas, que viajaram por todo país tocando seus saxofones.
           O interessante dessa moda é que , desde o início, ela gerou muita polêmica. Foi defendida entusiasticamente pelos intelectuais, que viam nela a música do futuro. E foi combatida pelos moralistas e religiosos, que a atacavam como sendo produto do submundo ou das classes inferiores.
           Na verdade, o jazz e o blues conseguiram espaço e se espalharam por todo mundo com muita rapidez, auxiliados pelo gramofone e pela prosperidade dos 'anos felizes' do capitalismo americano."


Fonte: HOBSBAWN, Eric J. História Social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e terra,1990.



Louis Armstrong (1900-1971), cantor, chefe de orquestra e brilhante trompetista norte-americano, foi o grande responsável pela universalização do jazz.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário